terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O TESTE DA FÉ (TIAGO 1:1-4)

 "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde. Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;  e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma." Tiago 1:1-4

Quem foi Tiago? Existem vários homens no Novo Testamento com esse nome. Mas sabemos que este Tiago não era o apóstolo, irmão de João, porque ele foi martirizado em 44 dC. A grande maioria dos estudiosos concordam que o autor  desta carta foi o meio-irmão de Jesus (Mt 13:55). A princípio, ele não acreditava em Jesus como Senhor, até Jesus aparecer para ele depois da ressurreição (Veja João 7:5; 1 Cor 15:7). Ele se tornou líder da igreja em Jerusalém nos anos após o dia de Pentecostes (Gl 2:9; At 15:13-29; 21:17-25). Ele ficou conhecido como "Tiago, o justo" por causa da sua conhecida santidade.

Tiago poderia abrir esta carta dizendo: " Tiago, o filho da virgem Maria, irmão de ninguém menos que Jesus Cristo. Eu cresci com ele! Eu o conhecia muito antes que ficasse famoso". Mas, Tiago (1:1) e seu irmão Judas (Jd 1), ambos abriram suas cartas chamando-se de servos! Servo significa "escravo". Eles eram escravos de Cristo, viviam para fazer a vontade dos seus donos. Ao mencionar Deus e Jesus Cristo, Tiago afirma a divindade de Jesus, colocando-o em pé de igualdade com Deus.

Tiago escreveu esta carta para "às doze tribos da Dispersão". Isso identifica seus principais leitores como judeus que viviam foram de Israel. Eles são seguidores de Cristo, apesar de adorarem em sinagogas (2:2- é literalmente "sinagoga"). É provável que Tiago foi o primeiro livro do Novo Testamento escrito, talvez por volta do ano 47 (antes do concílio de Jerusalém em 49).  Alguns dos leitores provavelmente tinham sido membros da igreja em Jerusalém, mas eles se dispersaram para muitos locais por causa da perseguição que surgiu após a morte de Estevão (Atos 8:1; 11:19-20).  Estes irmãos estavam passando por grandes dificuldades. Alguns estavam caindo em uma religião superficial que professava as crenças ortodoxas, mas tinham um viver ímpio. Então, Tiago escreve para mostrar que a verdadeira fé evidencia-se pelas obras. E Tiago dá alguns testes, para que seus leitores possam se certificar se estão na fé. O primeiro teste que desejo compartilhar com vocês é:

Como você enxerga e enfrenta o sofrimento?

Tiago diz: " Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações"-. Como pode Tiago dizer isto? Os crentes estavam sofrendo, perderam suas casas e terra natal, além de muitos de seus bens, e estavam sendo perseguidos, e Tiago ainda tem coragem de dizer: "Se alegrem". Antes de chamar Tiago de masoquista, devemos lembrar que outros dois escritores do Novo Testamento disseram algo semelhante. Pedro escrevendo sobre o sofrimento, onde a fé dos crentes estava sendo provada pelo fogo, disse:

 1 Pedro 4: 13 "mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis."

O apóstolo Paulo também escreveu: "E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança," Romanos 5:3. Ele também escreveu Filipenses da prisão, e o tema da carta é a Alegria em Cristo. Ele deu esse comando impressionante e impraticável por nós: "Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo, Alegrai-vos" (Fp 4:4; veja também 1 Tess 5:16). Não só isso, mas Paulo praticava o que pregava,  em Filipos, depois de ter sido espancado e preso, cantava louvores ao Senhor (At 16:25). Por isso, se nós dissermos que Tiago era masoquista, Pedro, Paulo, e Jesus também eram. A única alternativa é entender o que realmente Tiago estava querendo dizer em "Ter grande gozo" no passar por várias provações. Considere três coisas:

1- As provações são inevitáveis

Tiago não diz, "se vocês passarem várias provações", mas "quando". Não é uma escolha. É um curso obrigatório na escola da fé.  Como Pedro escreveu (1 Ped 4:12): "Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse;". Muitos cristãos ingenuamente pensam que se obedecerem ao Senhor, serão poupados de quaisquer sofrimentos. Quando o sofrimento os atinge, eles ficam com raiva de Deus "Eu estava seguindo você. Por que aconteceu isso?". Mas a Bíblia dá um abundante testemunho  que todos os servos de Deus passaram por provações. E essas provas não são necessariamente, consequência de pecado. Em vez disso, são meios que Deus usa para provar a nossa fé. Estes testes são "vários", de acordo com o propósito soberano de Deus. Não podemos entender o porquê Deus envia provações para nós, mas sabemos que Ele é bom, e tem um propósito em todas as coisas, e neste caso, testar a nossa fé.

No entanto, não nos alegramos por causa do sofrimento. Ninguém gosta de sofrer. Alegramo-nos apesar do sofrimento. Ter grande gozo não significa que não devemos chorar e ficar tristes. Jesus não condenou Marta por chorar a morte de seu irmão Lázaro. Ao contrario, Ele chorou também (João 11:33-35). Quando o Salvador enfrentou a cruz, Ele o fez com " grande clamor e lágrimas" (Heb 5:7). Paulo nos instrui: "alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;" (Romanos 12:15). Hebreus 12:11 reconhece: "Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza..." Então, Tiago não está dizendo: "Coloque um sorriso no rosto e negue que você está sofrendo".

Ficamos tristes não como aqueles que não têm esperança (1 Ts 4:13). Nossa resposta diante das provações deve nos distinguir do mundo. Em meio à dor e lagrimas, deve haver uma confiança serena no Deus que está no controle de todas as coisas. Isto é o que significa “ter grande gozo” em passar varias provações. Ele fará com que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são caso segundo o seu proposito” (Rm 8:28). “O choro pode durar à noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5). “Os que semeiam em lagrimas, segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Sl 126:5-6). A Alegria bíblica  não é masoquismo, é a esperança em Deus e nas suas promessas.

A escolha é: “Será que eu confio em Deus e nas suas promessas?” Como Tiago diz, a nossa fé é testada por meio das provações. Como nos portamos diante do sofrimento? Não sabemos se a nossa fé é verdadeira até que ele seja provada. Você pode comprar uma jaqueta à prova d’água. Mas enquanto ela não molhar, você não irá saber se ela realmente é à prova d’água. É fácil dizer: “Eu confio em Deus”! Qualquer um pode dizer isso. Mas, o teste de sua fé realmente acontece quando você está sob provações, na fornalha da aflição. A atitude que devemos ter diante das provações é ter “grande gozo” porque Jesus é a nossa alegria, e as tribulações são leves e momentâneas. E também, confiança em Deus e nas suas promessas.

2- A prova da sua fé produz perseverança

Há dois aspectos nesta verdade reconfortante:

A)   DEUS É SOBERANO SOBRE TODAS AS PROVAÇÕES

        Tiago diz: “Sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança” (1:3). 

O versículo implica que Deus está usando as provações para o seu propósito. Ele não está sentado no céu dizendo: “Eu não quero que isso aconteça, mas agora que aconteceu, vamos ver como podemos tirar o melhor de uma situação tão ruim”. A Bíblia é clara que Deus é soberano sobre TUDO. Desde a chuva que cai (Jó 37:6-13), eventos aparentemente aleatórios (Pv 16:33), sobre as nações (Sl 22:28; At 14:16; 17:26). Ele ordenou todos os dias de nossas vidas antes de nascermos (Sl 139:16), Ordena os nossos passos (Sl 37:23; Pv 169; 20:24). Deus é soberano sobre os defeitos de nascimentos (Ex 4:11), sobre as catástrofes naturais (Gn 6:17; Jn 1:4), e até mesmo sobre as coisas ruis que as pessoas fazem, embora ELE não peque (Gn 50:20; Ex 4:21; 1 Rs 22:23; Is 10:5; Atos 4:27-28). DEUS É SOBERANO ABSOLUTAMENTE SOBRE TUDO. Isso significa que, nada acontece por acaso. As provações vêm das mãos do gracioso Deus com o fim de aperfeiçoar a nossa fé.

B)   DEUS ESTÁ USANDO AS PROVAÇÕES PARA PRODUZIR PERSEVERANÇA EM NÓS

    O teste é como é a refinação do ouro: quanto mais provado pelo fogo, mais valioso se torna. Deus muitas vezes nos coloca na fornalha da aflição, e não sabemos o porquê, e até questionamos Ele. Mas, devemos confiar, porque Ele sabe o que está fazendo. Ele esta testando a nossa fé, tirando as impurezas, e nos fazendo mais e mais semelhantes a Seu Filho Jesus.  E quanto mais somos testados, ficamos mais resistentes para aguentar outras provas. Se reprovamos, vamos para recuperação até aprender.  Suporte as provações pela fé, com alegria, que traz gloria ao nosso Senhor e Salvador.

3- Devemos nos submeter ao processo de Deus

Ser submisso a Deus no meio das provações não significa, necessariamente, suportar toda dor sem orar por alivio. Paulo orou para que Deus removesse o “espinho na carne”, ele só parou de orar quando Deus lhe disse: “A minha graça te basta” (2 Coríntios 12:8-9). Ser submisso a Deus não significa necessariamente, que não devemos tomar medidas para resolver o problema. Se a provação é falta de emprego, na dependência de Deus deve-se procurar outo emprego. Se a provação é uma doença, o certo não é só orar, mas procurar ajuda médica. Se uma circunstância é difícil, não é necessariamente errado tentar mudar a situação.

Submissão para com Deus, é não desafiá-lo, é não dizer que ele não tem o direito de fazer isso com a gente. Se submeter a Deus, é confiar na sua providência, é saber que Ele é bom. Um dos melhores exemplos de submissão é o de Jó. Ele disse: “O Senhor me deu e o Senhor tomou. Bendita seja o nome do Senhor (Jó 1:21) Isto, naturalmente leva-nos a uma conclusão (verso 4:

A)    MATURIDADE É UM PROCESSO, NÃO É INSTANTÂNEO

Tiago diz: “a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”-(VERSO 4)- A palavra “perfeito” não implica que você chega a um ponto na sua vida que não precisa de mais progresso.  O crescimento é diário. Antes, significa que os frutos do Espirito (Gl 5:22-23) serão mais e mais evidentes na sua vida.

       Até mesmo Jesus começou neste mundo como um bebê. Ninguém passa de um bebê para um adulto em um dia, ou até mesmo em alguns anos. É preciso tempo para crescer e se desenvolver. Você não leva para casa um bebê que acabou de nascer e diz: "A geladeira está ali, o banheiro é no corredor". Você não espera um bebê fazer coisas que só os adultos fazem. O crescimento espiritual é um processo, não é instantâneo. 

Você não pode perceber a mudança que teve na sua vida, mas você deve ser capaz de olhar para trás e ver que você ama a Cristo mais agora do que há cinco anos atrás. Agora você sente a enormidade do seu pecado. Agora você obedece mais a Palavra de Deus. Agora você quer conhecer mais a Deus do que antes. Perceba que o crescimento é gradual, envolve tempo. 

O fato de o crescimento ser gradual, vai contra a ideia da "santificação instantânea" que não passa de uma ilusão. Esta santificação instantânea é promovida muitas vezes com o "ser batizado com o Espírito" ou "falar em línguas" e você terá instantaneamente vitória sobre o pecado.  Mas o caminho de Deus para piedade, é através da disciplina, não através de milagres (1 Timóteo 4:7). Eu não estou dizendo que Deus nunca nos dá experiências espirituais, jamais! Estes momentos são maravilhosos quando Deus dá. Todavia, isto não é regra; é exceção.  O que eu estou dizendo é que tais experiências não fazem você amadurecer instantaneamente. 


Conclusão


Temos que ter a consciência que Deus tem um proposito em todas as coisas, e que a nossa fé é testada pelas provações. Entretanto, podemos e devemos ter alegria mesmo em meio aos problemas, pois Deus está trabalhando em nós diariamente. Que você seja aprovado neste teste. Como você responde ao sofrimento? O Senhor é Bom, e irá completar a boa obra que começou em nós. Oro a Ele que nos ajude a compreender a sua vontade. E que esta série seja para a edificação da igreja de Deus. Amém 

7 comentários: