domingo, 25 de maio de 2014

ORAR NO MONTE

Com todo respeito aos meus irmãos pentecostais e outros, que gostam de orar no monte e sabem que a oração no monte é de igual modo a feita no quarto, na igreja, no trabalho ou onde quer que seja- meus parabéns. Aos demais, desejo alertar sobre esta pratica.
Eu já fui varias vezes ao monte para orar, nossa, eu ia todo mês, e quando se mudei para o interior, ia toda semana. Eu me achava o crentão espiritual, acreditava que estava no patamar de Moisés, sem se falar nos matinhos que eu via pegando fogo e os gravetos- lamentável. Eu dava muita ênfase a esta pratica, até que, conheci a verdade. Eu percebi que a oração no monte não é mais eficaz que do que uma oração no quarto; percebi que Deus é onipresente e está em todo lugar- do mesmo modo; ou seja, sem uma presença maior ou menor.

Eu sei que existem cristãos sinceros que vão ao monte para orar (porém, ignorantes), e outros que vão já para se livrar da Escola Bíblica Dominical, tendo em vista, que as idas ao monte, sempre é do sábado para o domingo. Estas pessoas, vão ao monte como se fosse uma romaria da igreja católica, atribuem um poder, uma unção ou glória ao se orar no monte de uma tal forma absurda, que fazem até propósitos “7 subidas ao monte em busca da vitória”, “buscando santidade no monte” e tantas outras coisas. Mas isto é bíblico ? Vejamos:
Estas pessoas, normalmente pegam textos isolados da Escritura (que não são doutrinários, normativos) e criam estas coisas. Os fatos mais conhecidos são “ Os dez Mandamentos dado a Moises no Monte Sinai, a vitória de Elias sobre os profetas de Baal no Monte Carmelo, e muitos outros”, o próprio Jesus orou no monte diversas vezes “ “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada  a tarde, estava ali só.” (Mt 14. 23)

Então por causa disso, logo concluem que DEVEMOS orar no monte. Ah, já ia me esquecendo, até pedidos de oração são levados ao monte para ser queimados (uma oferta com cheiro suave a Deus- é o que dizem), quanta mentira.

Em lugar algum nas Escrituras tem um MANDAMENTO sequer que indique que devemos orar no monte, lembre-se do que Jesus disse, isto sim é mandamento. Na verdade Jesus não estava falando de lugares, mas da intenção do coração, isto é, não receber o louvor dos homens. Comunhão entre você e Deus

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mt 6. 6).

Acrescento ainda as palavras de Paulo, onde ele desfaz este misticismo (se apegar ao monte, é misticismo), que a oração no monte é poderosa, ou que deve ser feito uma campanha de 7 subidas ao monte.

“Orai sem cessar.1 Tessalonicenses 5:17

Como poderia esquecer as palavras de Jesus à mulher samaritana ?

“Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:20-23

Conclusão

Caro irmão (a), se você ora no monte, tudo bem. Só não atribua mais poder a sua oração (o pode é de Deus), e nem ao monte, e tampouco não se ache espiritual por tá subindo o monte toda semana como uma peregrinação católica pagando promessa. Respeite quem não sobe ao monte, como respeito você que sobe (desde que esteja de acordo com as Escrituras). O nosso Deus Ele está em todos os lugares, buscando aqueles que o adoram em espirito e em verdade. O salmista declarou isto perfeitamente no Salmo 139.
A Deus seja a glória.

Hamiltom Freire


42 comentários:

  1. e eu q percorria 60 km de viagem,e mais 30 minutos de caminhada pra orar no monte!!!

    ResponderExcluir
  2. Particularmente gosto de orar no monte ou vale, sem atribuir poder a mais ao lugar , ja disse varias vezes isso, o que algumas vezes acontece no monte é que la como voce se isola, pode sentir mais liberdade e orar da forma que gostaria de se expressar, isso gera um quebrantamento maior devido a sinceridade que te leva a se expressar sentindo aquela liberdade que as vezes nao temos em casa ou na igreja, mas como eu mesmo posso dizer, tem uma igreja que eu orava la em Linhares, que eu sentia essa mesma liberdade, ou seja me expressava da forma que gostava, e sentia um quebrantamento maior pois todos tinham liberdade de se expressar da forma que quisesse a Deus, e isso quando vem de coração , traz um efeito muito grande de quebrantamento. Como tambem algumas vezes quando estava em casa sozinho, tambem senti essa liberdade. Ou seja , não é o lugar , mas sim nos. Hoje graças a Deus tenho liberdade em meu quarto para orar da foram que eu quero, me expressar da forma que quero a Deus. sem nenhum impedimento, não atribuindo ao lugar, nem a forma de expressao, pois se orar sentado, deitado, chorando, gritando, calado, ajoelhado, ou qualquer outra forma se for sincera, Deus vai me ouvir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus 6.6 aprecensa de Deus não só ser encontrá no monte

      Excluir
  3. Jonatan99 quer dizer que o que te direciona não é o espírito mais sim as palavras de Hamilton Freire... Realmente ao oração e eficaz e qualquer lado ou em qualquer lugar,desde que você tenha contato com Deus. Seja no MONTE ou em sua casa. Talvez o Hamilton percebeu que orar no quarto ou na cama e mais comado e evita os esforços.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus tem misericórdia, chamar quem ora no monte de "ignorantes" !!! Sem comentarios com esses crentes que se acham mrlhores que os demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orar no monte te dá mais liberdade de se expressar....eu gosto...vou todos os dias ..temos liberdade no nosso país.Vou aproveitar...e ñ sou leiga espiritualmente ...bem me considero.

      Excluir
    2. Verdade entrega nas mãos de Deus é ele que deve julgar

      Excluir
  5. Meu Deus tem misericórdia, chamar quem ora no monte de "ignorantes" !!! Sem comentarios com esses crentes que se acham mrlhores que os demais!!!

    ResponderExcluir
  6. Queridos, a paz de Cristo! Gosto de ir ao MONTE para orar. Mesmo sabendo que o mesmo Deus é quem opera tudo em todos, sinto-me agradecido por começar meu dia na oração e adoração no MONTE.As experiências e momentos que vivenciei no MONTE, ajudaram muito no momento que estávamos vivendo na IGREJA, a cada subida ao MONTE, faço um momento de renovação com Cristo, o compartilhar da PALAVRA, a comunhão com o grupo que sobe, é fantástico. Só quem tem tuas necessidades e precisa de uma resposta do sobrenatural, sabe o quão é maravilhoso esse momento. Às vezes, Jesus ia ao MONTE com os discípulos dele. Portanto, entendo que há momentos que no MONTE, aproximo-me do Senhor Jesus. Por fim, se Jesus foi ao MONTE é porque lá no isolamento, também tem mistério de Deus. Não consagre o MONTE, mas sim, a tua vida. MONTE: LUGAR DE REVELAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que a graça e a paz do nosso senhor e Salvador Jesus Cristo! Seja com cada irmão! A ele toda honra e toda glória! Concordo em partes. Monte ao meu ver, é local de intimidade, entre Jesus Cristo e Deus! Razão essa que sempre que Jesus subia ao monte, era sempre sozinho. Quando o convidou três de seus discípulos, e saindo para seu íntimo com Deus! Ao voltar estes dormiam. Então ao meu ver, não é o local. Mas sim, a nossa fidelidade, fé, esperança e amor com Deus! (A oração do justo vale muito em seus efeitos ) Glória a Deus!!!

      Excluir
  7. profeta eu preciso do seu apoio em intercessão de Deus ore por mim meu nome José rocha da cunha júnior sou servo do Deus vivo eu estou precisando de oração de cura divina e milagres ore por meu corpo físico por minha saúde eu preciso da saúde do meu coração urgente! e da saúde total do meu corpo pra jesus fazer uma operação de milagre urgentemente, jesus mudar meu coração pra só ser dele pois minha vida está um caos! Preciso de uma solução urgente! ore pra jesus abrir grandes porta de prosperidades em minha vida pois vivo numa situação lastimável não posso continuar nesta situação de pobreza e sujeição e submissão, necessito de mudança urgente em nome de jesus eu preciso receber um grande milagre de cura no meu sistema cardíaco total, meu sistema nervoso está abalado eu preciso de cura p meus nervos senhor toca no meu corpo físico, senhor cura meu sangue, senhor cura meus rins faz um grande milagre urgente! senhor resolve esta causa do INSS:0154880286201550 senhor cura minha esposa: Francisca geusilene costa mendes cunha, abençoa e protege: Ismael Paulo mendes cunha, Raquel mendes cunha, Francisca juliene mendes silva,isac efron mendes silva, Francisco de assis silva da costa senhor muda a nossa história

    ResponderExcluir
  8. NÃO EXISTEM SURPRESAS PARA DEUS,ISSO É FATO E ELE TAMBÉM NÃO QUER MAIS SACRIFÍCIOS ELE QUER OBEDIÊNCIA;ENTÃO ORAR NO MONTE E PARA MOSTRAR PARA NÓS E NÃO PARA DEUS QUE POSSAMOS SAIR DA NOSSA ZONA DE CONFORTO E FAZER ALGO DIFERENTE; FIQUEM NA PAZ E QUANTO MAIS ORARMOS MAIS DEUS FICA ALEGRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apaz do senhor jesus meus amados .nao jugues para nao ser jugados nao brinque com a fé do proximo amem Deus ti abençoe

      Excluir
    2. Apaz do senhor jesus meus amados .nao jugues para nao ser jugados nao brinque com a fé do proximo amem Deus ti abençoe

      Excluir
    3. Apaz do senhor jesus meus amados .nao jugues para nao ser jugados nao brinque com a fé do proximo amem Deus ti abençoe

      Excluir
  9. pergunta, porque então ir a igreja se Deus esta em todos lugar?

    ResponderExcluir
  10. Adoro ir ao monte mudou minha vida depois da primeira vez que fui deus me curou da depressao creio que quando os matinhos cecos brilham e um pouquinho da gloria de Deus ali.

    ResponderExcluir
  11. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome,aí estou eu no meio deles. mt 18:20.Resposta de Adeneir.

    ResponderExcluir
  12. Concordo! Eu também vou ao monte quando posso e nem por isso diminue a minha fé e crença em Deus que a cada dia eu creio nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk ja vi tbm gravetos pegarem fogo.Gosto de orar no monte por ser um lugar ar livre e posso mim exprrssar meus choros e em alta voz.

      Excluir
  13. Os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus, Deus DESCANSOU SÁBADO, Deus se cansa? As pessoas querem mudar os ensinamentos biblicos a sua própria conveniência. Quer orar? Ore em qualquer lugar! Deus é ONIPRESENTE Ele vai lhe ouvir. Quer guardar um dia? O dia santo é SÁBADO! E não é dia de dormir ate meio dia não, é dia de louvor especial ao PAI, dia de fazer a OBRA de DEUS, ajudar aos irmãos e louvar ao nosso DEUS de forma direta e ESPECIAL. Arrependam-se de seguir ensinamentos Humanos que destorcem o Evangelho. Arrependei-vos: E conhecereis a verdade, e a verdade vos LIBERTARÁ!

    ResponderExcluir
  14. O fato de chamar crentes de ignorantes a princípio soa mal,porém ele confessa que foi várias vezes ao monte e nesse sentido ele também se Enquadra na lista de ignorantes. O mal é que muitas pessoas observam um pequeno erro da pessoa para fugir do contexto. Observamos os erros dos outros e não gostamos que falem do nosso portanto agradeço ao autor do artigo pelo esforço em tirar muitos da ignorância que o misticismo acomete. O que observei nos comentários que muitos não viam pela Ótica do autor e orgulhosos dizem que sabem da Verdade mas que gostam de subir ao monte pois se sentem bem. Na palavra diz que devemos suportar um ao outro no amor de Deus. Cita a palavra, mas criticam por ter sido tachado de ignorante. Ignorante é quem ignora algo ou seja não observa passa batido simples assim. Agradeço ao autor pelo esforço em esclarecer o que para muitos ou milhões de não esclarecidas que a paz de Deus reine.

    ResponderExcluir
  15. O fato de chamar crentes de ignorantes a princípio soa mal,porém ele confessa que foi várias vezes ao monte e nesse sentido ele também se Enquadra na lista de ignorantes. O mal é que muitas pessoas observam um pequeno erro da pessoa para fugir do contexto. Observamos os erros dos outros e não gostamos que falem do nosso portanto agradeço ao autor do artigo pelo esforço em tirar muitos da ignorância que o misticismo acomete. O que observei nos comentários que muitos não viam pela Ótica do autor e orgulhosos dizem que sabem da Verdade mas que gostam de subir ao monte pois se sentem bem. Na palavra diz que devemos suportar um ao outro no amor de Deus. Cita a palavra, mas criticam por ter sido tachado de ignorante. Ignorante é quem ignora algo ou seja não observa passa batido simples assim. Agradeço ao autor pelo esforço em esclarecer o que para muitos ou milhões de não esclarecidas que a paz de Deus reine.

    ResponderExcluir
  16. Foi muito mal se expressar em disserer de alguns crentes enguinorante pelo simples fato de orar no monte não julgue para não ser julgado

    ResponderExcluir
  17. Tudo é valido quando se tem um coração puro" Quem nao tem pecado que atire a primeira pedra.
    Deus quer paz não quer guerra.
    Deixe que cada um viva a sua vida e Deus quem vai julgar!
    No monte,debaixo da ponte,no rio onde quer que vc esteje, se tens fé Deus estará la!!!

    ResponderExcluir
  18. E proibido novo convertido de um mês na fé subir monte e por que no deixarão eu subir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não porque no monte Deus vai te receber de braços abertos e te dá vitória meu irmão tô sofrendo retalhacoes porque subo no monte pra
      Eu amo e sei que recebo vitória subi no monte

      Excluir
    2. Queridos irmãos todos meu milagres 🙏
      Recebi subindo no monte eu creio lá Deus me libertou de tudo que escravizava
      Timidez medo de orar e falar sobre o amor de Deus
      Hj sou mais forte e firme na rocha
      Subindo no monte

      Excluir
  19. " esse teólogo" hipócrita...Onde está na Palavra de Deus...Mestre Jesus ensinando teologia pra seus discípulos? Ap. Paulo nos ensina: Sermos Imitadores de Cristo Jesus. Jesus orou no Monte durante todo seu Ministério, ensinou aos discípulos...na Real é que " os teólogos" 90% deixam de acreditar no SOBRENATURAL DE DEUS, Tornando.se ignorantes!
    Responda essa pergunta Sr. Teólogo entendido!!! Sr. Jesus pregava pra multidão de pessoas, porém não tinha microfones, meio acústico, mesa de som, etc...Como a multidão ouvia sua voz?

    Podes até add e responder. Porém não me venha com técnicas da sua teologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz a todos amém. Sou Pastor e amo ir ao Monte muitos milagres a aconteceu no monte,muitas campanhas no Monte e muita libertação no monte casamento restaurado no monte ,muitas coisas a acontece no monte não acontece na igreja, monte é um lugar de resposta é respeito, é lugar de buscar poder e altoridade, muitos milagres a aconteceu no monte, ir para o monte é ter mais intimidade com Deus

      Excluir
    2. Amém 🙏 pastor vc tá muito certo nunca desista de orar no monte
      Eu estou muito triste de ouvir da boca de crente que fala que não tem coragem de subir no monte porque lá tá cheio de demônio
      Quando ouço isso parte meu coração ❤️
      Monte e sagrado ontem nosso grande Deus nos honra nós purifica e renova
      Eu tenho trabalho no monte
      E sou massacrada por isso mas não ligo porque sou vitoriosa
      Deus ouve todos meus pedidos lá o glória 🙏 🙌🙏

      Excluir
  20. Se nós devemos praticar e ensinar o que aprendemos peço aos irmãos mais entendidos que esclareça onde foi que os discípulos encarregados por JESUS a ensinar o verdadeiro evangelho ensinaram a subir em monte para orar pois se não foi ensinado de Deus não pode agradar a Deus

    ResponderExcluir
  21. Paz a todos! Queridos o poder não está no monte e também não existe qualquer poder em especial, porém subir no monte é um momento especial de entrega e intimidade com o pai, quando fazemos qualquer coisa ao senhor, para o senhor somos abençoados!!

    ResponderExcluir
  22. apaz a todos irmaos sejam espirituais o importante e orar de todo o coracao contrito com Deus parem de disencoes inuteis que nao edifica quem fala e nem que ouvi apaz a todos

    ResponderExcluir
  23. Graça e paz! Ja fui muito hoje não vou mais , pois entendo que Deus me ouve de dentro do meu quarto. Mas, não critico quem vai, o véu se rasgou, e tudo se fez novo em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que vc não vai mais
      Mais tenha certeza só de vc fala que não vai mais mostra o quanto vc tá estava de satanás e tá numa prisão espiritual tão grande
      Então pense muito sobre isso Deus e amor e no monte ele te liberta e te restaura eu creio orar no monte e um renovo na tua vida

      Excluir
  24. Vou ao monte sempre que posso, não por achar que é no monte que Deus vai me ouvir, vou ao monte por amar falar com Deus e parar pra ouvi-lo, ainda mais se for de madrugada e poder ver a grandeza Dele se manifestando em coisaa simples e pequenas ou mesmo em coisas grandiosas como céu estrelado e o nascer do sol, fico admirada sempre com tamanha grandeza e em amar e se preocupar que seres humanos como nós tão miseráveis e insignificantes, mas Ele é amor!!!

    ResponderExcluir
  25. A paz de Cristo a todos. Fiz questão de ler todos os comentários e que pena que os cristãos não estão lendo as escrituras como o Senhor nos ordenou.
    Eu sou uma cristã de circulo de óraçao e oro na mibha casa onde já recebi muitos milagre. Meu esposo foi curado minha filha foi curada. Eu fui batizada com o Espirito Santo orando em casa.
    Fui ao monte uma vez e não vi nada demais pkis o nosso Deus é onisciente!

    ResponderExcluir