sexta-feira, 10 de abril de 2015

Atos 16:31 é uma Promessa?

 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.- Atos 16:31

Este versículo é muito citado por muitos evangélicos que reivindicam a salvação para os seus familiares. Esta passagem é tomada como uma promessa de Deus para cada crente. É muito comum ouvir em algumas igrejas alguém dizer: "Eu tenho fé que Deus vai salvar a minha família, porque a sua Palavra diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa". No entanto, será que este versículo realmente é uma promessa de Deus para todos os crentes?

Para responder esta pergunta devemos analisar o contexto onde este texto está inserido. Como já diz o ditado: "Texto sem contexto é pretexto para heresia". 

Atos 16:31 é pronunciado em um contexto onde Paulo e Silas estavam presos, pouco depois de serem açoitados. Eles haviam sido colocados na prisão, e mesmo assim oravam e cantavam hinos a Deus, quando "de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos" (16:26).

De acordo com a lei romana, se um guarda perdesse um prisioneiro, ele receberia a mesma punição que o governo tinha dado ao infrator, e até mesmo pena de morte. Então, o carcereiro entrou em estado de pânico, pensando que todos os presos tinham fugido, pegou a sua espada para se matar. Todavia, Paulo impediu o suicídio dele, explicando que todos os presos permaneciam na cadeia, ninguém tinha fugido. 

Depois deste episódio dramático, o carcereiro perguntou aos missionários: "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?" (16:30).

Então, Paulo e Silas respondem com o nosso versículo: "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casa". 

Em suma, uma vez entendido o contexto, esta não é uma promessa de Deus a respeito da salvação de nossos familiares.  Uma regra importante na interpretação bíblica é interpretar o histórico à luz dos livros didáticos. De um modo geral, os Evangelhos e o livro de Atos são narrativas históricas; enquanto as cartas de Paulo, Pedro, João, etc.., são textos didáticos. 

Sim, Paulo disse que o carcereiro e a sua família seriam salvos se acreditassem no evangelho. Mas isso foi o que Paulo disse ao carcereiro de Filipos. Uma promessa particular, em um determinado momento; e não uma promessa universal. Não há nas Escrituras indicação alguma  que a salvação é por tabela, e que a minha conversão resultará na conversão da minha família. O que nos é ensinado é que a salvação é individual (Rm 10:9).

Atos 16:31 não ensina que a salvação é dada automaticamente a minha família depois que eu sou salvo. Também não ensina que Deus prometeu salvar os membros da minha família. De acordo com toda a mensagem do Novo Testamento, os membros da família do carcereiro receberam a salvação e ouviram a mensagem do evangelho, crerem e foram batizados (16:33).

Conclusão


Para os membros da minha família serem salvos, eles devem ouvir a mensagem do evangelho, e o Espirito Santo deve iluminá-los dando nova vida espiritual. No entanto, pensar que Atos 16:31 é uma promessa de Deus para todos nós, é botar na boca de Deus o que Ele não disse. 

46 comentários:

  1. Uma pergunta: Há possibilidades do carcereiro estar se referindo a uma salvação em relação ao poder romano, pois no contexto não há qualquer menção à salvação do poder do pecado, e também é sabido que quando um romano era condenado a morte toda sua casa - que incluía filhos, escravos e serviçais - também eram executados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, uma vez que Paulo afirmou ao carcereiro que todos estavam lá, parando com isso a intenção suicida do carcereiro, intendemos ainda, não explicitamente, mas dedutivamente; que pela ausência da preocupação so carcereiro , pois interrompeu a intenção de se matar, podemos afirmar que a salvação a que ele se refere e justamente àquela que ele e seus familiares receberam.

      Excluir
    2. amigo ....a salvação a qual paulo se referia aqui nao tem a ver com a salvação de um modo espiritual, ma sim, do corpo fisico,ou seja, nao morrer pela espada de roma com se referia a lei romana plicada aos soldados.

      Excluir
    3. Se a salvação era física, para escapar do castigo romano, então a promessa de Paulo soa como ameaça.
      Para não ser castigado pelos superiores, deveria crer. Se não cresse, qual seria a atitude de Paulo e Silas? Iam fugir?
      Não vejo coerência na salvação não ser espiritual

      Excluir
    4. Tem tb a questão do batismo. Pq serem batizados em virtude do sofrimento pelas autoridades? N é coerente

      Excluir
    5. 16:33 responde claramente,que não há salvação por tabela.
      Só o pacto com Noé foi com a família e Ele cumpriu

      Excluir
  2. Não, o texto é bem claro em relação a isso a salvação era espiritual mesmo. Pq logo em seguida o texto vai dizer que eles ouviram a palavra e creram e foram batizados . Então entendemos q era a salvação por Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas,antigamente eles acreditavam e assim faziam aue uma pessoa so poderia ser batisada se ela mesma aceitasse e cresse em Deus

      Excluir
    2. Sim, eu creio que este versículo é uma promessa, mas para isso, a família tem que ser evangelizada, crê e ser batizada.

      Excluir
    3. amigo com toda humildade estas equivocado... porque se analisarmos o texto em apreço veremos que a palavra que paulo diz a esse carcereiro a respeito da salvação da condenação romana vem antes da palavra a qual lhe foi pregada no vs 32?
      pensemos assim como poderia haver salvação (espiritual) sem pregação e sem o conhecimento de Jesus?

      Excluir
    4. Deus ele não faz milagre pela metade.o que aconteceu foi exata mente os 2.foi salvo da morte pelos magistrados romanos e salvo por Jesus.

      Excluir
  3. Muito boa sua resposta acima parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Nada impede uma pessoa de crer que sua família será salva.
    Eu fui o primeiro da minha família e todos estão sendo salvos.
    Fé é algo muito pessoal,cada um tem tem a sua medida de fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais sua familia foi salva não porque vc creu mais sim porque eles tamb ouviram e creram como vc ouviu e creu.

      Excluir
    2. Eu também concordo, nós vivemos por fé

      Excluir
  5. Paz de DEUS!!!. PESSOAS INTELIGENTES ,O IRMÃO ESTÁ CERTO NO QUE FALA.DEPOIS DAQUELE EPISÓDIO É QUE PAULO VAI A SUA CASA E ORA POR TODOS.VEREMOS A BÍBLIA E SEUS ASSUNTOS TRATADOS AQUELAS PESSOAS. PAULO EM SUAS EPÍSTOLA NÃO ESTAVA PREGANDO PRA NÓS E SIM PARA AQUELES POVOS.LOGO TUDO QUE ESTÁ ESCRITO É EXEMPLO DE FÉ PARA NÓS.se lermos e procurarmos por em práticas seremos bem aventurados.tudo que Paulo falou foi dirigido a um povo ou pessoas específica.Aqueles POVOS tinham culturas muito diferentes e tradições também da nossa hoje.

    ResponderExcluir
  6. EU CONCORDO EM PARTES PORQUE SE LEVASSEMOS TUDO AO PE DA LETRA ENTÃO A BIBLIA NÃO SERIA ESPIRITUAL.
    É CLARO QUE EXISTE A HISTORIA MAS TAMBEM A REVELAÇÃO DE DEUS.
    PORQUE SE ASSIM NÃO FOSSE A BIBLIA SERIA MAIS UM LIVRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amado irmao... se levarmos ao pe da letra a biblia, tambem seriamos salvos pela palavra que esta escrita pois ela produz em nos de um jeito glorioso a fé.

      Excluir
  7. Eu creio que o carcereiro estava se referindo a salvar a sua vida e consequentemente sua família. por causa da pena imposta por Roma. Depois ele e sua família foram salvos por ouvir a Palavra de Deus anunciada por Paulo. Mas acredito que Deus pode nos falar em Atos 16:31 com respeito a nossa salvação e de toda a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez que nenhum dos presos havia fugido, ele e sua família não seria punidos pelos romanos, sendo assim a salvação que se refere e justamente àquela que eles receberam. Ele com certeza sabia o motivo da prisão de Paulo e Silas. Ele creu, na antiguidade um patriarca tinha grande influência sobre seus familiares.

      Excluir
    2. Leiam atentamente o versículo 30: Depois, trazendo-os para fora, disse...(leiam) E Paulo trás a réplica: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
      Isso tudo foi depois do susto e do perigo de morte que poderia vir sobre o carcereiro.
      Versículo 32: E lhe pregaram a palavra de Deus e a TODOS os de sua casa. É só interpretar bem os textos que dá pra saber direitinho a que salvação Paulo se referia.

      Excluir
  8. JA EU PREFIRO ENTENDER DA FORMA QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS ME REVELAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sinto em dizer que o Espirito jamais revelara algo alem do que esta escrito, porque o que ja esta escrito ja é o bastante ou teria quer o suficiente para te salvar.

      Excluir
  9. Graca e paz queridos e Amados irmãos eu ainda Creio e acredito sim q a nossa salvação é individual porq o nosso senhor e Salvador Jesus Cristo nôs deixou o Livre Arbítrio para decidirmos qual caminho seguirmos, e se caso somente um membro da família cresse no senhor e toda sua família fosse salva daí nao existiria o Livre Arbítrio..Concordam comigo??? Fiquem na paz q Deus Abençoe a todos e q nunca venhamos perecer por falta de conhecimento.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo sinto em dizer pois nao existe livre arbitrio mais desde o jardim do edem.
      pois hoje nascemos em pecado salmo 51:5 (o pecado adamico),so quem teve livre arbitrio foram adao e eva amigo pois nao conheciam o mal e foram formado imaculados, dai pra frente nao existiu mais.

      Excluir
    2. Discordo quando vc diz que não existe mais o livre arbitrio, nos temos a capacidade de decidirmos se vamos seguir os conselhos de Deus ou não, Ele pode até querer o melhor pra mim , más quem decide seguir esse melhor sou eu, e isso só é possível graças ao livre arbítrio, Deus não impoe a sua vontade em nossas vidas, eu decido se quero ou não a salvação,os unicos que não tem essa capacidade são os anjos que não têm mais o livre arbitrio desde a queda de satanás.

      Excluir
    3. Sim.Apenas Adão e Eva tiveramLIVRE ARBÍTRIO. Após o pecado da desobediência?Deus cumpre sua PALAVRA em todos nós. MORTE. Salvação Eterna.?JESUS CRISTO .

      Excluir
  10. A paz do senhor,se lermos o contexto vamos entender que a ida de Paulo naquela região foi ordem de Deus pois Deus tinha um particular com esse carcereiro,foi preciso Paulo e Silas serem presos para que esse homem fosse alcançado, creio que tudo tem um propósito de Deus e Deus usou essa situação para alcançar a vida do carcereiro e de sua família,pois se fosse outro motivo não conheceriam Jesus.
    Essa narrativa foi somente para o carcereiro, porém se Deus quiser em sua soberania pode também criar situações para que toda uma casa de renda aos pes do senhor.

    ResponderExcluir
  11. Creio que Deus preparou tudo para salvação do carcereiro e em seguida a sua casa.

    ResponderExcluir
  12. Eu creio que Deus tem sua forma de trabalhar, mas não cabe nem a mim nem a ninguém julgar. Eu creio que através da minha fé a minha família pode ser salva se ele crerem em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim querido, por nao julgar (segundo as escrituras)abrimos brechas para falsos pregadores com falsas doutrinas se infiltrem na verdadeira igreja e cause danos estrondosos. Itessalonissenses 5:21.

      Excluir
  13. Boa pregaçao tem tudo aver Apz do senhor asalvaçao ela e dividiam as maiorias nem crê amém

    ResponderExcluir
  14. IRMÃOS EU TENHO FÉ MAS MEUS IRMÃOS AINDA SÃO VICIADOS PQ NÃO FORAM SALVOS? QUANDO UMA PESSOA É CRISTÃ A ANOS TENDO FÉ MAS SEUS FILHOS MORREM NAS DROGAS ENTÃO? VOCÊ TEM QUE TER FÉ E PREGAR O EVANGELHO ATÉ PQ NÃO É SÓ PELA FÉ!!

    ResponderExcluir
  15. Todas estao corretas.basta vç aplicar com sabedoria o Espirito Santo revelara a cada coração como ele quiser

    ResponderExcluir
  16. O texto está correto o q levou alguns irmãos avó.a a discorda e essa teologia sem bíblia aplicada em nossos altares " do determina do não aceita " o texto já explica tudo tem q crê e isto é individual receber a palavra e tendo tempo no senhor batizar .. E bíblia

    ResponderExcluir
  17. Tratou a respeito da salvação do Espírito. Já que todos os presos estavam lá. Não tinha mas perigo para o carcereiro. A salvação foi oferecida a ele se crece no Senhor Jesus, e também a todos os da sua casa se crece também no Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  18. Queridos a bíblia é bem clara quando diz sobre a Salvação, não física... Mas espiritual, por que ali ele viu a glória de Deus e o milagre que ocorreu naquele lugar... E tanto que creu, que depois disso a bíblia diz, que ele tomou toda a sua família e foram se batizar... Cuidado queridos a heresias. "A luz da palavra é clara".

    ResponderExcluir