domingo, 22 de março de 2015

O que significa orar “Em nome de Jesus”



“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.João 14:13-14

Esta é uma promessa gloriosa! TUDO que pedirmos em nome de Jesus, Ele fará. Esta é uma promessa verdadeira e confortadora. “

Mas o problema não é com a promessa, mas com a condição. O que significa orar “Em nome de Jesus”? Afirmo que significa mais do que pensamos. Orar “Em nome de Jesus” se tornou para nós cristãos algo simples e normal, basta no fim de cada oração dizer “Em nome de Jesus” e pronto. E se alguém não diz “Em nome de Jesus” no final da oração, ficamos chateados, achamos tal atitude uma irreverencia.  

Uma parte desta atitude é verdadeira, mas somente uma parte. A verdadeira oração cristã sempre tem “Em nome de Jesus”, isto não é o problema. A confusão está quando as pessoas não sabem o significa orar em nome de Jesus. Mas, antes de dizer o que é orar em nome de Jesus, quero considerar o que não é orar “Em nome de Jesus”.


 O que não significa

Orar em nome de Jesus significa mais do que simplesmente adicionar esta frase no final de suas orações. Leia todas as orações do Novo Testamento. Nenhuma termina com a frase “Em nome de Jesus”. No entanto, com certeza essas orações estavam sendo oferecidas de acordo com a promessa de nosso texto.

Para muitos, orar “Em nome de Jesus” é tipo um amuleto, ou uma espécie de “palavra chave espiritual”. Um “Abre-te Sésamo” ou “Abracadabra”. É só falar as palavrinhas mágicas e, pedido realizado.  Se você quiser um carro 0km é só orar “Em nome de Jesus” e você receberá. Fazem do nome de Jesus uma vareta mágica, e de Deus um gênio da lâmpada. Mas, uma oração desta forma é indevida e totalmente errada. Orar em nome de Jesus não é nada disso.


A importância dos nomes na Biblia

Antes de mostrar o que é orar “Em nome de Jesus”, precisamos entender este ponto. Seu nome pode ser Maria, João, André ou José, e não transmitir automaticamente uma mensagem particular sobre quem você é.. Mas isso é diferente nos tempos bíblicos.

Os nomes na Biblia muitas vezes representam o caráter, a origem ou a personalidade das pessoas. Jacó significa “trapaceiro, enganador”. Pedro significa “pedra”. E “Senhor Jesus Cristo”? Senhor significa Mestre, Jesus significa Salvador, e Cristo, o Ungido, enviado de Deus.  Perceba, só são alguns exemplos. Quando você chama o nome “Senhor Jesus Cristo”, você está declarando que ele é seu Mestre, Salvador, e o Ungido, enviado de Deus.

Os nomes na Biblia também significa autoridade. Quando um policial está em uma operação, ele diz “Abra a porta, aqui é a policia”. Por que ele diz isto? Porque eles fazem “em nome da lei”, reivindicando a autoridade do Governo.  Vemos esse principio na luta de Davi com o gigante Golias. Antes da batalha, Davi diz:

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.1 Samuel 17:45

Davi estava dizendo a Golias: “Eu não estou impressionado com as suas armas e com o seu tamanho, O Senhor Deus está do meu lado”. Ou seja, Davi invocou a autoridade de Deus, e matou o gigante. O nome representa autoridade.


Orar em nome de Jesus é orar com base em quem ele é, na sua autoridade, e reputação.

Imagine que você vá a um banco com um cheque de 5 milhões de reais em seu nome. Você pede ao gerente do banco este valor. A sua assinatura está no cheque. Mas o seu saldo é negativo, você não tem os 5 milhões na sua conta. O gerente do banco vai lhe dá o dinheiro? Claro que não! Agora, imagine que Silvio Santos lhe dÊ um cheque no valor de 5 milhões de reais. SE você for ao banco, conseguirá com certeza, sacar esta quantia. O saldo do Silvio e positivo; na verdade, a assinatura dele é o aval para retirar o dinheiro.

Orar em nome de Jesus é como assinar seu nome para as minhas orações. Você está dizendo a Deus: “Jesus me disse para fazer esta oração”. E você acha que o Pai vai negar? Não! O Pai não irá negar porque ele sempre honra o que o Filho quer. E qual será a sua oração? “Santificado seja o teu nome”, buscando a reputação do nome de Deus. Muitas das nossas orações são falsificações espirituais porque estamos assinando o nome de Jesus em orações que ele não aprova.

O que significa orar “Em nome de Jesus”

Em primeiro lugar, quando você orar em nome de Jesus, você está confessando a sua fé de que Jesus Cristo é o único caminho para Deus.

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,Hebreus 10:19-20

É somente em virtude do que Jesus realizou por nós na cruz, é que podemos entrar na presença de Deus. O único que pode nos levar à presença de Deus é Jesus Cristo, o mediador entre Deus e os homens (1 Timoteo 2:5). Por sua morte, e por estamos unidos a Jesus pela fé, podemos entrar na presença de Deus. O véu foi rasgado, podemos entrar.  

Um modelo para oração poderia ser: “Pai Celestial, eu venho a ti em nome de Jesus Cristo, teu Filho e meu  salvador. Eu não tenho nenhum mérito, e reconheço que não posso estar na tua presença além dos méritos do meu Redentor. Somente o sangue do teu Filho é o motivo para a minha oração”.

Em segundo lugar, orar em nome de Jesus significa que você está reconhecendo que o nome dele é supremo.  Filipenses 2:9-11 é muito claro sobre este ponto:

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-12

Em terceiro lugar, você está reconhecendo que em nenhum outro nome há poder para responder as suas orações.  Afinal de contas, se você pudesse responder as suas orações, por que se preocupar em orar? O ponto da oração é que dependemos exclusivamente de Deus.  Vamos a Deus “Em nome de Jesus” pois:

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.Atos 4:12

Em quarto lugar, você está submetendo a sua vontade à dEle.  Lembra? “Seja feita a tua vontade”. Deus não vai nos dar o que está de acordo com a sua vontade, o que honra o seu nome. A vontade de Deus deve prevalecer em nossas vidas.

Paulo orou para que Deus removesse o espinho da sua carne, e Deus disse: “Não Paulo, a minha graça te basta”. Qual foi a reação de PAULO? Determinou a cura? Profetizou a cura? Exigiu de Deus que ele fizesse algo? Não! Ele disse, em outras palavras: “Seja feita a tua vontade e não a minha”.

Em quinto lugar, você está pedindo a gloria de Deus.  Orar “Em nome de Jesus” é pedir que Deus seja glorificado. Jesus veio à Terra para trazer glória ao Pai. Quando os nossos pedidos glorificam a Deus, o Senhor nos responde. Deus não responde muitas das nossas orações, pois estão cheias de ambição e que busca a própria gloria.


Existem varias outras razões para o que significa orar “Em nome de Jesus”. Mas lembre-se: Isto não é um passe encantado. Orar em nome de Jesus é depender completamente da sua obra, do seu caráter, autoridade e reputação. 

2 comentários:

  1. Excelente explanação que nos orienta e que nos faz refletir e assimilar e aumentando conhecimento sobre a palavra do Senhor

    ResponderExcluir