domingo, 8 de fevereiro de 2015

IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Eu acredito que as perguntas mais básicas a respeito da vida são: Quem sou eu? Por que estou aqui? As pessoas passam a vida tentando “encontrar-se”. Mas a resposta a estas perguntas é encontrada logo no inicio da Bíblia. Deus responde a estas questões cruciais. Na verdade, eu tenho certeza que você já leu estes versos que se encontra em Genesis capitulo um, versículos 26-30:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. Gênesis 1:26-30

Estas palavras nos dizem que:

             1-   Somos Únicos

 Eu amo cachorros. Mas saiba que, apesar dos cachorros às vezes agirem como humanos (e por vezes, são mais divertidos do que os seres humanos), eles não são humanos. Os animais não são pessoas. O testemunho bíblico é que Deus fez homens e mulheres com uma singularidade que não está presente nas outras coisas criadas. Somente os homens e mulheres foram criados à imagem de Deus.  Só os seres humanos têm esta honra especial e este privilegio. Somos únicos entre toda a criação.

À noite, você pode olhar para as estrelas e contemplar a grandeza de Deus em cada detalhe, perfeição. Ficamos maravilhados com a “imensidão” do universo, e nos sentimos insignificantes.  O universo em que vivemos está além da nossa compreensão. Mas o Deus que fez as estrelas e tudo o mais no universo, também nos fez. Em meio a esse universo esmagador, Deus nos fez de uma forma que nos diferencia de tudo o mais que Ele criou. Podemos nos sentir insignificantes, mas somos muito significativos de fato.
                

     “O real problema no mundo moderno consiste em que o homem não sabe quem ele é e o que ele é; ele não compreende sua própria grandeza. Por exemplo, a teoria da evolução é um consumado insulto ao homem visto pelo prisma do relato bíblico- o homem é grande, glorioso e maravilhoso na mente e na concepção de Deus” (Martyn Llyod-Jones, Deus Pai, pág. 220)

 

Os seres humanos não são um produto do acaso. Fomos especialmente criados por Deus. Deus sabe quem é você! Ele sabe o teu nome! Com o salmista, podemos declarar: “Eu sou feito de modo assombrosamente maravilhoso” (Salmos 139). Isto é o que nos diferencia. Deus nos criou e disse: “muito bom”. É por causa desta singularidade, por sermos imagem de Deus, Ele trata com severidade os atos de desobediência cometidos pelos homens. Por exemplo, em Genesis 9:6 diz: “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem”. A Bíblia nos diz que, se alguém matar outro ser humano (e isso inclui uma criança antes do nascimento, o aborto), estará agindo violentamente contra o próprio Deus. Estas pessoas são declaradas culpadas de um crime capital e merecem a pena de morte dada por Deus (que pode ser aplicada pelo estado). É por isto que somos contra o aborto, a eliminação dos filhos defeituosos e etc. Não temos o direito de tirar a vida das pessoas criadas à imagem de Deus. Esta é uma prerrogativa apenas do Criador, não das criaturas. Deus nos chama a apreciar e respeitar a vida.

 

Na verdade, o próprio Jesus também nos diz:

                                           

 “ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.Mateus 5:21-22


Você entende o que ele está dizendo? Porque fomos criados como pessoas únicas à sua imagem e semelhança, não devemos sequer falar palavras grosseiras com os outros. Fazer isto é ofender o Santo Deus que fez essa pessoa. Eu te desafio a fazer uma pequena experiência. .. Grite, “esculhambe” uma criança que está perto do seu pai, seja duro com ela.. Espere e veja o que acontecerá!  O pai da criança se sentirá totalmente ofendido. Por quê? Você não fez nada com o pai. Mas é claro que em certo sentido você fez. Você mexeu com o filho dela, e há um laço entre pais e filhos, totalmente especial. Aquela criança foi criada “à imagem” do seu pai em um sentido. Se você ataca a criança, ataca o pai. A criança pode até fazer uma série de coisas estúpidas... Mas o pai a ama da mesma forma.

Por favor, eu não estou sugerindo que temos que ter uma execução em massa por causa de todos os xingamentos proferidos pelos homens.  Não sobraria ninguém! Deus é gracioso e pronto para perdoar. Mas não podemos deixar que a graça de Deus sirva como uma licença para o descaso com os outros seres humanos. De maneira alguma!  A Lei de Deus é boa, é perfeita. Quando Ele ordena para nós “Não matarás” é porque ele valoriza a vida. Temos de ter cuidado. Cada vez mais nos programas de TV, a vida é retratada como descartável. Cuidado, a exposição constante a essas coisas enfraquece nosso respeito pela vida dos outros.
                  
                    2- Nós fomos criados para refletir a grandeza de Deus.


Não fomos criados à imagem de uma estrela de Hollywood. Não fomos criados à imagem de um jogador de futebol, de uma modelo. Fomos criados à imagem de Deus. Nós fomos criados para refletir a grandeza de Deus. Entretanto, isso não quer dizer como a igreja Mórmon afirma mediante estas palavras “criados à imagem e semelhança de Deus”, que Deus tem um corpo como nós temos. “Se Deus nos fez à sua imagem, e nós temos um corpo, Deus deve ser como nós” afirmam eles. Mas isso não passa de uma grande tolice.

Imagine um artista. Este artista cria um autorretrato.  Este autorretrato é algo que está na “semelhança” e “imagem” do artista. Parece com o artista, mas não é o artista. Ninguém pensa que a pintura e o artista são da mesma essência e ser. Portanto, sendo feitos à imagem de Deus, não somos Deus. Mas então, o que significa ser feito à “imagem e semelhança” de Deus? Significa que nós possuímos características que também são encontradas em Deus. Da mesma maneira que as crianças refletem algumas características dos seus pais. Há varias dimensões desta “imagem de Deus” em nós.

A)     Há uma dimensão espiritual- Fomos criados como pessoas com uma alma e/ou espirito. Há uma “invisibilidade” em nós. O que eu quero dizer é isto: quando você se olha no espelho, você só vê a superfície... o verdadeiro você é por dentro. Nós chamamos de nosso “verdadeiro eu” ou nossa personalidade. É a parte de nós que ninguém vê. Nesse sentido, somos como Deus, que é um Ser Espiritual.
B)      Há uma dimensão intelectual- Somente nós seres humanos, podemos raciocinar e pensar, analisar e meditar. O cachorro pode parecer que esteja pensando às vezes, mas não como nós. Temos a capacidade de avaliar as opções, fazer escolhas fundamentais. Essas características refletem a sabedoria inigualável de Deus.
C)      Há uma dimensão moral originalmente dada a nós-  Llyod-Jones diz: “ O homem foi feito intelectual e moralmente de tal forma que havia uma espécie de integridade nele, nada falso, nada imperfeito, nada errado. Havia retidão, havia justiça, havia verdade. Sua natureza era uma só; era equilibrada; era exatamente o que estava destinada a ser: integridade moral e intelectual, expressando-se em “verdadeira justiça e santidade” (Ef 4:24).
Todavia, o pecado destruiu essa dimensão moral e certamente manchou a dimensão intelectual, com todas as outras. Mas a imagem de Deus não foi apagada e nem destruída completamente. Se você olhar de perto, você verá vislumbres da imagem de Deus no homem. Você verá o Pai refletido em seu povo.

3- Nos foi dada a tarefa de cuidar da Criação de Deus


Deus deu a tarefa a Adão de cuidar do jardim, de guardar a terra. Ele deveria multiplicar e encher a terra; governar e ter domínio sobre ela. Mas isso não significa que ele podia fazer o que quisesse. Deus não lhe deu uma licença para imprudência.  A ideia de governo está ligada ao cuidado e organização. Ser um mordomo fiel. Se alguém lhe desse autoridade para sujeitar a terra e dominar sobre ela, isso significaria que você poderia fazer o que quisesse com ela? Será que você pode jogar lixo nas ruas? Não. Governar e subjugar a terra está ligado ao torná-la produtiva através do cuidado. Deus nos confiou à tarefa de cuidar da Sua criação, e temos que fazer isto com excelência e responsabilidade. Temos uma responsabilidade com o meio ambiente e com o mundo que Deus fez. Os problemas de poluição, desmatamento florestal e outras coisas, Deus não é o culpado. É nossa culpa, Ele nos deu a tarefa de cuidar desta terra.

Conclusão

Há varias lições que aprendemos aqui:

° Fomos criados especialmente por Deus para que pudéssemos revelar a maravilha da Sua glória. Devemos compreender e valorizar o privilegio e esta posição que nos foi dada. Olhe para o céu e maravilhe-se de que você é conhecido por Deus na vastidão deste universo. Você pode não se sentir importante, mas você é.

° Nós fomos feitos para refletir exclusivamente a natureza e o caráter de Deus. Como você esta refletindo o Pai? A próxima vez que você se olhar no espelho pergunte a si mesmo: os outros veem Jesus em mim?

° Fomos criados com o grande privilegio de ser um mordomo de Deus. A próxima vez que você ver um lixo na calçada, apanhe-o e jogue na lixeira. Não abuse o meio ambiente, preserve-o. Fazendo isto você não irá “salvar o mundo”, mas mostrará o seu amor e fidelidade ao nosso Criador e Senhor.

Só mais uma coisa. Esta passagem nos diz que fomos feitos para ter comunhão com Deus. E que por causa do pecado, temos agora um buraco do tamanho de Deus em nosso ser. Estamos completos só quando temos o Senhor. Agostinho certa feita disse: “Tu nos fizeste para Ti, e o nosso coração ficará inquieto enquanto não descansar em Ti”.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário