sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

JESUS ODEIA O LEGALISMO (Lucas 11:37-54)



Provavelmente, não há pecado mais tolerado ou mais generalizado no meio cristão do que o legalismo. Você pode ficar surpreendido quando afirmo que o legalismo é pecado. Os legalistas geralmente não são tidos como adúlteros, ladrões, mentirosos e etc. Pelo contrário, os legalistas parecem estar preocupados com a santidade. Contudo, o Senhor Jesus teve mais conflitos com os legalistas da sua época do que com qualquer outro grupo. Não foram os adúlteros, os ladrões, ou gente desse tipo que colocou Jesus na cruz. Foram os legalistas. Mais tarde, o apóstolo Paulo teve a mesma experiência, onde os legalistas perseguiam os seus passos, tentando perverter o evangelho da graça de Deus. 

Quando você estuda a vida se Cristo, é notável como Ele deliberadamente fez coisas para provocar os legalistas.  Ele poderia ter curado as pessoas em qualquer outro dia da semana, mas curava nos sábados. Ele poderia ter sido discreto ao violar as regras dos fariseus, mas Ele fez isso abertamente.  Quando um fariseu convidou Jesus para jantar, Ele poderia ter ido já com a sua mão lavada como de costume, ou ter lavado antes da refeição; mas ele ignorou deliberadamente tudo isso. Quando ele foi questionado sobre isso, ele poderia ter sido mais educado na sua resposta, mas Ele os criticou pela hipocrisia. Quando o fariseu ressaltou que Jesus lhes tinha ofendido, Ele não disse: "Ah, desculpa. Eu sinto muito", Ele disse: "Ai de vós". Jesus confrontou o legalismo como pecado.  Em muitas igrejas hoje, os pastores são muitos agradáveis, a marca da igreja de hoje é a "gentileza"- tolerância-. De alguma forma, achamos que ser como Jesus é nunca ofender ninguém, nunca confrontar ninguém. Jamais! Este texto mostra que Jesus confrontou o legalismo; e se quisermos ser como Jesus, devemos confrontar o pecado. E, o legalismo é pecado! 

Mas o que é o legalismo?  Alguns erroneamente confundem legalismo com obediência. Devemos obedecer a o que a Bíblia ensina, devemos obedecer a Deus. Estar sob a graça não significa que estamos livres para pecar. Outros dizem que o legalismo é quando fazemos regras especificas que não estão abordadas na Bíblia, e a colocamos como padrão a ser seguido na igreja ou na família. Mas necessariamente, isto não significa que seja legalismo. Os pais não estão sendo legalistas quando colocam regras nos seus filhos. A igreja não está sendo legalista quando coloca certas regras visando o bem da comunidade.

Então, o que é o legalismo? Legalismo é uma tentativa de ganhar o favor de Deus e/para impressionar pessoas por fazer certas coisas (ou não fazer certas coisas), sem levar em conta a condição de nosso coração diante de Deus. Na raiz o legalismo, está o pecado do orgulho, porque o legalista pensa que ele é capaz de se achegar a Deus por suas próprias sobras. O legalismo olha apenas os atos externos, não o coração. O legalista também se orgulha ao mostrar seus atos externos às outras pessoas, deixando de ver a corrupção de seu coração.  Assim, o legalismo nega a depravação humana, e exalta a capacidade humana. Como tal, ele se opõe ao evangelho da graça de Deus. É por isso que, tanto Jesus como Paulo entraram em confrontos com os legalistas.

Jesus odeia o legalismo porque ele não lida com a condição do nosso coração diante de Deus.

O cristianismo é essencialmente uma questão do coração. Tudo flui de uma relação de coração com Deus, que transforma o nosso coração quando Ele nos regenera. Os lideres religiosos não se viam como pecadores necessitados de um Salvador; se viam como pessoas boas, porque “guardavam” a Lei. Mas na realidade, eles não guardavam a Lei, porque a obediência não partia do coração.

Antes de entrar mais a fundo no tema com base em Lucas 11:37-54, devo salientar que os fariseus desprezavam os pecadores (adúlteros, ladrões e etc) porque olhavam apenas as pessoas por fora; mas Deus conhece o coração. A religião à parte de Deus está sempre tentando consertar o homem exterior, mas negligencia o fato de que o Senhor olha para o coração. Os legalistas limpavam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eram podres. Eles eram como um marido que lava a panela da feijoada apenas por fora. Deus limpa o exterior e o interior. A limpeza interior resulta em consequências exteriores. A religião genuína é uma questão do coração, não apenas de cumprimento de preceitos externos. Então Jesus lança três ais sobre os fariseus legalistas:

  1-  Maior legalismo sobre as coisas menores, e menor legalismo nas coisas maiores (11:42).

Os fariseus eram meticulosos sobre o dizimo, a doação da décima parte a Deus. Eles dizimavam fielmente, mas negligenciavam a parte mais importante da Lei, ou seja, a justiça e o amor de Deus. Como Jesus afirmou em outros lugares, o amor a Deus e o amor ao próximo resume toda Lei (Mateus 22:37-40). Os legalistas dos nossos dias, frisam as coisas menos importantes e esquecem o que é primordial. Algumas igrejas colocam grande atenção em regras mesquinhas, como roupas e atividades, e ignoram e toleram pecados graves, como fofoca, cobiça e orgulho. Se evitarmos as pessoas por causa da aparência ou por causa de determinados comportamentos, que de acordo com a Bíblia, não são as questões primordiais, somos culpados do pecado dos fariseus: legalismo.

Por exemplo, você pode se surpreender ao saber que Jonathan Edwards, Charles Spurgeon, G. Campbell Morgan, Lloyd-Jones tinham algo em comum. Todos foram grandes expositores da Palavra por Deus, foram usados pelo Senhor. Mas, pelo menos, alguns por um tempo que estiveram no ministério, fumavam! Você está questionando a salvação deles, não é? Eu acho que se você fuma, você deve parar o mais cedo possível, porque não é bom para seu corpo. Mas estes homens eram salvos em Cristo Jesus. Meu ponto é que há muitos cristãos preocupados com as mínimas coisas, esquecendo-se das maiores, como andar no Espirito e parar de fazer as obras da carne.

2- O legalismo centra-se na auto-glória (11:43)
  
Jesus também condena os legalistas fariseus, porque eles amavam os primeiros assentos na sinagoga e as saudações nas praças. Eles gostavam de aparecer, de brilhar. Eles gostavam de bajulação, de aplausos. Eles queriam que as pessoas vissem o quão eles eram santos. Eles estavam focados na própria glória, não na glória de Deus. O orgulho é o coração do legalismo; a humildade está no centro do verdadeiro cristianismo. O legalista orgulha-se de si mesmo e de suas obras porque ele está olhando as coisas por fora, não o coração. Ele não reconhece que o seu coração é tão pecador como o coração da prostituta e do ladrão. O legalista se ensoberbece com orgulho.

A Escritura declara que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Pv 3:34; Tiago 4:6; 1 Ped 5:5). Quando o Espirito Santo trabalha em nossos corações, nos vemos como pecadores, terríveis aos olhos de Deus. Ao invés de nos avaliarmos pelos outros, devemos nos comparar com Deus, aí então veremos que nenhuma coisa boa habita dentro de nós. Este é o erro dos legalistas, eles não enxergam Deus. ASSIM, uma vez convictos da nossa pobreza espiritual, fugimos para a cruz em busca de misericórdia. Mas os legalistas não gostam da mensagem da cruz, porque ela confronta seu orgulho.
  
3-  O legalismo corrompe sutilmente os outros (11:44)
  

Jesus compara os fariseus com túmulos escondidos. Se um judeu entrasse em contato com um tumulo ou um corpo morto, ele ficava cerimonialmente impuro por sete dias (Num 19:11-22). A imagem por trás dessas leis cerimoniais era que o pecado leva à morte, e que a contaminação do pecado e a morte se espalham para os outros, se não for tratada.  Aqui Jesus acusa os fariseus que eram meticulosos sobre tais leis de limpeza, de estarem mortos, túmulos escondidos, contaminando as pessoas que não sabiam. Morte espiritual!

A aplicação é que o pecado do legalismo contamina as pessoas. Ele impede de que os incrédulos creiam na verdade do Evangelho, e de que os crentes cresçam em maturidade espiritual. Mas isso não é importante; amar a Deus e amar o próximo, isso sim é importante! Os legalistas criam regras pesadas difíceis de suportar, mas eles mesmos não carregam uma grama. Estive pensando, que uma das razões de muitas crianças que crescem em lares cristãos, rejeitarem a fé quando adultas, é o legalismo. Em vez dos pais ensinarem sobre o perdão de pecados por meio da graça de Deus, o foco estava na conformidade exterior com determinadas regras. Eu não estou dizendo que não deve ter regras; o que eu estou dizendo é que a ênfase deve estar na alegria de conhecer a Deus. Como diz Paulo, “O reino de Deus é... Justiça, Paz e Alegria no Espirito Santo” (Romanos 14:17)

 4- O legalismo sobrecarrega as pessoas (11:43)


Os fariseus legalistas pegaram os mandamentos de Deus e adicionaram seus costumes. Deus ordenou que guardasse o sábado, mas eles acrescentaram dizendo que não poderia fazer nada no sábado, como ajudar os pobres, andar somente determinados metros e etc. A lei do sábado foi dada para o nosso beneficio, um dia de para adoração e descanso. Mas os fariseus colocaram tantas tradições, que o sábado se tornou um fardo.  O legalismo sobrecarrega as pessoas com questões inúteis. A verdadeira santidade é uma beleza, na perspectiva do amor de Deus. Como 1 João 5:3 afirma: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos, e os seus mandamentos não são pesados”. Quando nós obedecemos a Deus com um coração cheio de amor por Deus, mesmo que não seja fácil cumprir a vontade do Senhor, sempre resultará em grande alegria e benção. O legalismo só traz decepção e angustia, porque você nunca está na medida certa.


Conclusão


Eu poderia continuar expondo os versos restantes, e mostrando o quão inútil e pecaminoso é o legalismo.  Mas lembre-se: JESUS ODEIA O LEGALISMO porque ele não lida com a condição de nossos corações diante de Deus. O legalismo diz que Deus vai nos amar se mudarmos, mas o Evangelho diz que Deus nos ama e por isto vai nos mudar. Só Deus tem o poder de transformar pecadores em santos que amam a Deus e os outros.

11 comentários:

  1. MUITO BOM É PENA QUE O NÓSSO POVO NÃO GOSTA DE LER, DO CONTRARIO TERIAMOS UM PAÍS MELHOR COM UM POVO MAIS ESCLARECIDO E FORTE, DIFICIL DE SER ENGANADO. OBRIGADO UM FORTE ABRAÇO GRAÇA E PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post meu amigo! Fui mto abençoado por esta exposição... Continue firme em espalhar a Palavra do Senhor e q Ele te fortaleça hoje e sempre! Un abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post meu amigo! Fui mto abençoado por esta exposição... Continue firme em espalhar a Palavra do Senhor e q Ele te fortaleça hoje e sempre! Un abraço.

    ResponderExcluir
  4. Verdade irmão boa explicação. Somente pela graça!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! Irmao/a estudo da Blibia é liberdade .ficar preso a ideia de pastor ou pregador é uma prisão . Estudo a blibia minuciosamente e visualizei o que o Senhor/a quis dizer sobre os legalistas . Eles distorci a blibia e os cegos acredita neles.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu esboço. Que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria pra nós ajudar a entender a verdade a luz da bíblia.🙏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Amém!!
    Obrigada por essa palavra abençoada!!
    DEUS abençoe a sua vida!!!

    ResponderExcluir
  8. Foi muito esclarecedor pra mim. Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  9. Uma benção esse post! Deus abençoe!

    ResponderExcluir