terça-feira, 15 de abril de 2014

A VERDADEIRA CONSAGRAÇÃO

Neste pequeno artigo, quero falar sobre a verdadeira consagração, tendo por base, o texto de Romanos 12:1-2.
Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos: 12. 1,2

Primeiramente, consagração nada tem a ver com Jejum. Jejum é um ato, "sacrifício" que nós fazemos em adoração a Deus (este é o proposito do jejum); mas consagração refere-se a nossa vida diária, totalmente controlada, consagrada e cheia do Espirito Santo (Ef 5:18).
Com base nestes versículos (Romanos 12:1-2), destaco alguns pontos, no que envolve uma verdadeira consagração à Deus.

 


Entregar o Corpo a Deus (V. 1)

Antes de crer em Cristo, usávamos o nosso corpo para prazeres e propósitos pecaminosos. Agora que pertencemos ao Senhor, usamos nosso corpo para a sua glória, tendo em vista o nosso corpo é o templo de Deus (1 Cor 6:19,20), onde o Espirito de Deus habita (Rm 8:9), e onde devemos glorificar e engrandecer a Cristo com ele (nosso corpo), (Fp 1:20,21). Assim como Jesus precisou ter um corpo para realizar a vontade de Deus na terra, nós devemos entregar também o nosso corpo a Cristo, para que por meio dele, a obra de Deus possa ser efetuada (em nós e por nós). Usando todos os nossos membros do corpo como "INSTRUMENTOS DE JUSTIÇA"(Rm 6:13) para o Espirito Santo realizar sua boa obra.

Temos que apresentar o nosso corpo como sacrifico vivo - Há dois "sacrifícios vivos" na Bíblia que ajudam a entender o significado disto. O primeiro é Isaque (Gn 22); e o segundo é o nosso Senhor Jesus Cristo. Isaque colocou-se a vontade de Deus por obediência, e "morreu" para si mesmo, quando sem duvidas ou questionamentos, obedeceu a seu pai. E então, quando saiu do altar ele era um "sacrifício vivo" para a glória de Deus. E Cristo, também por obediência, se entregou por nós, morreu, mas ressuscitou, e é um "sacrifício vivo" levando ainda em seu corpo as marcas do Calvário.
A verdadeira consagração, consiste também no que já foi relatado, entregar o seu corpo ao Senhor, de maneira que para você, nada seja mais valioso, do que seguir a Cristo, e morrer por ele todos os dias. É negar a si mesmo, é tomar a sua cruz, antes que receba a coroa da vitória.
Por isto Paulo apresenta motivos para a consagração:
1- É a atitude certa diante de tudo que Deus fez por nós "misericórdias de Deus...."
2- Esta entrega é o nosso culto racional, ou nossa "adoração espiritual"; significa que quando consagramos nosso corpo ao Senhor, cada dia é uma experiencia de adoração.

Entregar a mente a Deus (V. 2a)



O mundo quer controlar nossa mente, mas Deus quer transformá-la (Ef 4:17-24: Cl 3:1-11). O termo traduzido por TRANSFORMAR neste versículo, é o mesmo usado em Mateus 17:2 "Transfigurar". Que em nossa língua, traduz-se por "metamorfose", que descreve uma mudança que ocorre de dentro para fora. O mundo deseja mudar nossa mente, e então exerce pressão externa. Mas Deus transforma a nossa mente com poder interior. Se o mundo controlar a nossa maneira de pensar, seremos conformados, mas se Deus controla nossa mente, somos transformados (Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:2)

A consagração também envolve a nossa maneira de pensar e agir. Se formos iguais ao "mundo", nós estaremos se conformando ao mundo, e não se consagrando ao Senhor.

Poderia continuar comentando este versículo, mas diante do conteúdo já exposto, acrescento dizendo que :
Consagração é um ato gradativo (tal como a santificação - até mesmo sinônimo dela), onde cada dia somos controlados por Deus, vencemos os desejos da carne, o mundo e o diabo. Onde colocamos a nossa vida todos os dias, à disposição do Senhor. Consagração implica em separação. É fazer a vontade de Deus. E tudo isto também é obra Soberana e da graça de Deus; não excluindo a nossa responsabilidade, como já exposto.


Hamiltom Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário