sábado, 29 de março de 2014

CONTRA AS IGREJAS MODERNAS





Era um "culto ao Senhor". Pessoas cantavam em nome de Deus. Batiam palmas. Dançavam. E minha mente se perturbava com perguntas do tipo: "será que estou sendo crítico demais?", "será que o 'Bruno teólogo' deve parar por um momento e apenas 'entrar em comunhão' com os meus irmãos?"

Deus me respondeu no final daquele 'culto'...



Uma breve introdução sobre a missão da igreja

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Mateus 16:18



Certa vez, quando fui fazer a prova de ingresso no seminário, fui surpreendido com o tema da redação: "Qual a missão da Igreja no mundo?". Apesar de conseguir fazer uma boa redação, fiquei pensando: por que a igreja não medita em sua missão e, por que a missão da igreja não é um tema comum nas conversas cristãs? 
A resposta é simples: a igreja não conhece a sua missão porque a mesma está abandonando as Escrituras.


Analisando Mateus 16:18, vemos que a igreja (representada por Pedro) é edificada sobra a pedra (Cristo é a Pedra - 1 Coríntios 10:4). A edificação da igreja sobre a pedra veio da confissão de Pedro "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!".
Entendemos a partir daí que a igreja de Cristo é confessional e Cristocêntrica.


A igreja moderna não é uma igreja confessional. Está longe de ser Cristocêntrica e busca apenas o seu próprio bem estar. Não conhece a bíblia; conseqüentemente,não a vive e, está muito longe de ser a igreja de Cristo.



Um lixo chamado Igreja Moderna


(Chamarei de igreja moderna aquelas igrejas que não praticam a confissão de Cristo, que tem o dinheiro como o seu deus e que NÃO são fundamentadas nas Escrituras.)

Quando uma igreja está cheia demais, isso só pode significar duas coisas: ou está acontecendo um avivamento genuíno, digno de ser marcado na história para lembranças das gerações futuras ou estão sendo pregadas as mensagens mais heréticas que se pode imaginar.

O culto que me referi na introdução do texto, não foi um culto na minha igreja. Visitei a igreja de alguns amigos e lá tive uma triste experiência. Tão triste que minha namorada, ao meu lado, foi às lágrimas.

Vou expor a partir de agora o perfil de uma igreja moderna, como a que visitei.

  1. Centro de entretenimento



"Venham! Teremos várias atrações! O cantor fulano estará lá! O dançarino ciclano vai falar de Deus com seus movimentos! E no final o pregador fulano de tal trará uma mensagem que ninguém nunca ouviu! "


Quem de vocês nunca ouviram convites assim? Tantas atrações, tantos números. Mas a minha pergunta pra você é simples: e Jesus?

Os defensores da igreja moderna me dirão: Bruno, isso é só uma forma de atrair os perdidos para a igreja; é a forma de traze-los para ouvir a Palavra.

Como diria Luciano Firmino: "o evangelho não precisa de enfeites."
Cristo é o motivo do culto. Ele é a grande e única atração.
O Pastor Paulo Torres Ferreira diz que: "O culto não existe para ser legal. O culto foi feito para glorificarmos ao Senhor, orarmos e ouvirmos a pregação da Palavra de Deus, que nunca soará 'legal' ao condenar os nossos pecados."


Aprendam uma coisa: é Deus quem atrai pecadores.

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia...
E prosseguiu: “É por isso que eu disse a vocês que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.
João 6:44, 65


O entretenimento da igreja moderna em vez de atrair pessoas para a mensagem cristã, tiram o foco de Cristo e exaltam as suas atrações.

   2.  Os obreiros não conhecem a Palavra




Desde o ministro de louvor que diz que é um levita (descendente da tribo de Levi, funcionário do templo judaico), passando pelo irmão que transforma o 'gafanhoto devorador' em um super demônio que não sai nem com jejum e oração - só com ofertas; até chegar no pastor que diz que 'hoje acontecerá o milagre na tua vida' porque basta você determinar dia, hora, forma de atuação que Deus não tardará em fazer a tua vontade assim na terra como no céu.

Os obreiros querem fazer a obra mas não sabem usar as ferramentas. Isso é coisa de igreja moderna. É lamentável!

  3. Sobre os louvores modernos

Antes de qualquer comentário, quero deixar claro que eu não tenho nenhum problema com ritmos musicais. Para mim, todos os ritmos louvam ao Senhor. Você pode louvar a Deus com reggae, rock, forró, samba, rap e etc... desde que haja um senso ético sendo respeitado.

Todos sabemos que as músicas tocadas no culto devem ser congregacionais (Efésios 5:19-20). Agora me responda: será que irmã Maria, aquela idosa de noventa e poucos anos conseguirá cantar o rap junto com o restante da congregação? Creio que não! Logo, se toda a congregação não consegue cantar determinado estilo de música, não cante-o!

A outra coisa que nós e, principalmente os músicos da igreja devem saber é que devemos cantar as Escrituras (Efésios 5:19-20).

Então por que as Escrituras não são mais cantadas na igreja?

Infelizmente, a resposta continua sendo simples: os obreiros não conhecem a Palavra de Deus.

E é por isso que, nessas igrejas modernas, as pessoas ficam cantando porcarias como: "filho meu, tá fugindo de mim...", "quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender... "," restitui, eu quero de volta o que é meu..." e etc...

Paciência!


   4. Substituição da pregação da Palavra por palestras motivacionais







Particularmente e creio que, unanimemente, todos os cristãos verdadeiros contam os segundos para ouvir a pregação da Palavra de Deus. É o momento mais importante do culto. É o momento onde todos se calam para ouvir a mesma voz que criou o universo.

Na minha visita a igreja moderna dos meus amigos, foram cantadas 1 hora e 10 minutos de louvor (louvor que não louva), e restou 15 minutos para a Palavra. Eu já estava angustiado com a falta de Cristo nas canções. Restava-me o doce consolo de ouvir a pregação da Palavra. Confesso que tive medo do que viria pela frente. Mas a Palavra não volta vazia. Eu ansiava por ouvir pelo menos a leitura de um texto com uma breve explicação.

Quando o pregador subiu ao púlpito, ele foi anunciado como 'aquele que traria a Palavra de Deus e algo mais'. Me inquietei. Só a Escritura não basta?

Ao contrário do que eu esperava, ele não pregou nada. Sim, ele não pregou nada! Ele disse que não iria pregar. Resolveu fazer apenas o 'algo mais'. Ministrou durante 15 minutos uma palestra sobre o que devemos fazer para sermos bem sucedidos financeiramente.
A cada ensinamento a igreja dizia "aleluia", "glória a Deus", "Fala Deus"...
Desde o pastor ao membro, todos alegres dando brados de júbilo enquanto a Palavra de Deus era substituída por algo que os agradavam.


Isso é uma tragédia!


Meu conselho à verdadeiros cristãos que estão perdidos dentro dessas igrejas

Lute pelo evangelho com unhas e dentes. Insista em ensinar a sã doutrina. Ore por esses crentes sem conhecimento bíblico que estão distorcendo o evangelho pregado por Cristo. Com amor, critique-os na Palavra.
Se ainda assim, nada mudar, SAIA DESSA IGREJA e procure uma igreja que pregue a sã doutrina.




  Conclusão



Era um "culto ao Senhor". Pessoas cantavam em nome de Deus. Batiam palmas. Dançavam. E minha mente se perturbava com perguntas do tipo: "será que estou sendo crítico demais?", "será que o 'Bruno teólogo' deve parar por um momento e apenas 'entrar em comunhão' com os meus irmãos?"

E o Senhor me respondeu:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.
2 Timóteo 4:2-5



Bruno Fernandes

2 comentários:

  1. Bem verdade isso! Temos que orar muito para que Deus tenha misericórdia de nós, os que tem fome da Verdade, para que sempre possamos encontrar em algum lugar um remanescente que possa nos proporcionar um culto coletivo verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos orar sempre, amigo. Orar para que o culto seja regulado pelos princípios bíblicos e seja realmente um culto racional à Deus.

      Paz!

      Excluir