sexta-feira, 23 de maio de 2014

UM POVO SANTO



“E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu” Mateus 22:12

Em Lucas 14, onde Jesus conta a parábola do grande banquete, aqueles que não puderam ir as bodas, deram varias desculpas.  Todas essas pessoas tinham recebido grandes benefícios do rei, mas elas rapidamente deram desculpas para não terem que ir ao banquete. Não só eles se recusaram a ir, mas eles também maltrataram e mataram os servos que trouxeram os convites. Nesta parábola é bastante fácil de entender a reação do rei, para o primeiro grupo de pessoas que ele havia convidado para a festa. Sua reação ao segundo grupo, no entanto, é um pouco mais difícil de entender. O rei convidou os pobres e os oprimidos, todos para a festa. No entanto, houve algo estranho. Um homem foi surpreendido. O que havia com o homem pobre, para que o rei ficasse tão furioso? Só porque ele não estava usando as roupas certas?
            
A Santidade de Deus

Para entender a reação do rei, você tem que entender algo sobre os costumes da época e o rei. O rei da parábola representa Deus. Se há uma coisa que você deve saber a respeito de Deus, é que Ele é santo. De todos os atributos que estudamos sobre Deus, Sua santidade é o mais significativo de todos eles. Em Isaías 6, o profeta descreve os serafins cantando: "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. "

Você vai notar que os anjos não cantam "todo-poderoso, todo-poderoso, todo-poderoso" ou "eterno, eterno, eterno. "Eles nem sequer cantam o atributo que nos apegamos mais: "Fiel, fiel, fiel" É  "santo , santo, santo. "A santidade de Deus resume tudo o que Deus é. Salmo 111:9 diz: "Santo e terrível é o seu nome". 
Moisés canta em Êxodo 15:11,

Quem entre os deuses é como tu, Senhor?
Quem é como você,
glorificado em santidade,
terrível em glória,
operando maravilhas?

A palavra santo significa "separado". Quando a Bíblia nos ensina que Deus é santo, significa que o caráter de Deus transcende tudo. Ele não está sujeito ao mesmo tipo de fragilidades e limitações que temos. Ele é todo poderoso. Ele está fora de tempo. Ele é onisciente. Ele está presente em toda parte. Ele é totalmente diferente. As únicas coisas que podemos saber sobre Deus são as coisas que Ele nos revela sobre Si mesmo em Sua Palavra.

Uma das coisas que Deus revela sobre Si mesmo é que Ele é perfeitamente puro. Ele é sem pecado. Deus não apenas “obedece” a um padrão santo; Ele é a norma. Ele é totalmente justo, totalmente perfeito, e absolutamente sem pecado. O profeta Habacuque diz isso a respeito de Deus: "Tu és tão puro de olhos, que podes ver mal" (1:13). Deus é tão Santo que não permiti que nada contaminado com o pecado  entre em Sua presença.

Isso nos traz de volta a nossa parábola. Deus é o rei. Ele vê todas essas pessoas bem dispostas, com exceção de um. Todos os outros estão vestidos adequadamente para o casamento, menos este individuo. Ele se sobressai como uma ferida. O rei lhe perguntou : "Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial?"
O homem fica absolutamente sem palavras. Ele é indesculpável. Nós tendemos a arranjar desculpas para ele hoje. Ele era pobre. Ele não tinha nenhuma roupa de casamento para colocar. Isso mostra o quão pouco sabemos dos costumes da época.

Quando aqueles que eram ricos realizavam um banquete de casamento, eles forneciam as vestes para que seus convidados pudessem se vestir adequadamente. O rei mandaria seus servos distribuir roupas para os convidados.
Aqui no banquete do rei, o rei fornece as vestes, para que todos pudessem participar independente da pobreza e miséria. "Vem, festeja comigo, independentemente do status social e, independentemente de quem você é."

A Falsa Santidade

O homem da parábola muito deliberadamente evitou a obrigação de vestir o manto que o rei forneceu. Ele se recusou a usá-lo! Não era como se ele fosse ignorante dos costumes, ou era pobre demais para comprar seu próprio manto. Ao contrário, ele estava convencido de que suas próprias roupas eram boas o suficiente. Ele não precisava de que o rei tinha para oferecer.      
Deixe-me dizer uma coisa: Deus não faz negócios com pessoas pecaminosas.
Há todos os tipos de pessoas que pensam que Ele faz. Os fariseus no Novo Testamento, por exemplo, achavam que eles eram justos diante de Deus, porque eles fizeram tantas coisas maravilhosas. Muitas pessoas hoje pensam dessa forma. Dizem “eu sou tão bonzinho” “Deus não está irado comigo”..
E você?

O que as pessoas pensam realmente não importa. O que Deus pensa é o que importa. E lembre-se: Deus é santo. Ele não pode suportar a visão do pecado. 
Você já contou uma mentira? Sim? Só uma em toda a sua vida? Você contou milhares, Desculpe você está fora, impedido de ir para o céu.

Você já tomou o nome de Deus em vão? Sim? Desculpe, você está fora. Você não é santo. Deus não pode suportar você e eu, por causa do pecado.

Quando Davi, o homem segundo o coração de Deus, caiu no pecado, ele orou e jejuou, na esperança de que Deus poupasse a vida de seu filho. E sabe  oque Deus fez ? Não atendeu ao pedido de Davi. Estou falando de Davi, o homem segundo o coração de Deus...

Não importa quão justo você pode pensar que você é; ou quantas boas obras você faz. Elas são apenas um trapo imundo após o outro diante de Deus. Deus diz: "Isto é nada. Você não pode entrar em minha presença usando suas próprias vestes”.

Verdadeira santidade

Assim como as folhas de figo não foram suficientes para Adão e Eva, de modo que Deus providenciou roupas para eles, tudo o que você está vestindo, não é suficiente, Deus deve fornecer a roupa para você usar para a festa de casamento. E o mais incrível é que Ele faz. Não por causa de algum tipo de acordo que podemos fazer com Deus, mas por causa da Sua graça, bondade e misericórdia.
 Bem, dê uma olhada em Adão e Eva e veja o que Deus fez lá. A Bíblia diz que eles pecaram contra Deus. Ficaram cheios de vergonha, eles se cobriram com folhas de figueira e tentaram se esconder de Deus. Deus foi até o jardim confronta-los com o seu pecado. .

Então, antes de Deus levar Adão e Eva para fora do jardim, Deus fez vestes de peles para Adão e sua mulher e os vestiu. Em outras palavras, as folhas de figueira não eram boas o suficiente. Deus, o rei, tinha de fornecer peças de vestuário feitas de pele para cobrir seu pecado. Alguma coisa tinha que morrer para que eles pudessem continuar a viver.

Ao longo do Antigo Testamento, o sistema de sacrifícios exigia que animais tivesse que morrer para cobrir os pecados do povo. O dia em que o Senhor instituiu a Páscoa, um cordeiro tinha que ser morto. O sangue do cordeiro foi colocado nas ombreiras e no batente da porta da casa. Quando o anjo da morte veio para o Egito, ele passaria por cima de qualquer casa que tinha o sangue do cordeiro na porta, poupando o primogênito dentro.
Depois que Deus libertou os israelitas da escravidão do Egito, Ele fez uma aliança com eles. Deu-lhes os Dez Mandamentos e definiu como eles deveriam viver, um povo separado para Deus.

Como um símbolo disso, aqui é o que Moisés fez:

“E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras.Êxodo 24:5-8

Metade do sangue estava no altar, a outra metade do sangue era aspergido sobre o povo. Ele ligava as pessoas a Deus.  As roupas que as pessoas usavam eram um símbolo de seu pecado. Seus trapos imundos estavam agora cobertos pelo sangue do bezerro. Porque os trapos imundos de seus pecados haviam sido cobertos pelo sangue, o Deus santíssimo podia olhar para eles e dizer: "Você é meu povo. Eu os separei. Eu fiz-lhe um povo santo. "

Eu não posso entrar no céu vestido de meus próprios trapos imundos. Meu pecado é muito grande. Eu preciso do perdão de Deus. Eu preciso da justiça de Cristo, justiça esta imputada a nós gratuitamente.

Agora deixe-me dizer uma coisa, o verso 14 diz “muitos são chamados, mas poucos, escolhidos..”. Sabe por que o homem rejeitou as vestes? Foi livre arbítrio? De maneira nenhuma. Ele rejeitou porque era apenas um CHAMADO, e não um escolhido. Existem dois tipos de chamados na Biblia.

Chamado Geral- Em certo sentido Deus chama a toda humanidade para vir a ele (Jo 7:37), no entanto, este chamado não tem a intenção de salvar todos os que são chamados, apenas os eleitos (Mt 22:14 e Lc 14:16-24)

Chamado Especifico- Feito aos eleitos, pela Soberania de Deus, segundo a graça irresistível, por meio da Palavra (Rm 10:17), para a comunhão (1 Cor 1:9), para a luz (1 Pe 2:9), para a liberdade (Gl 5:3), para a santidade (1 tes 4;7) e para o Reino de Deus (1 Ts 2:12).

O que Jesus enfatizou nesta parábola, é que o homem não pode ser salvo por suas próprias obras, e por sua justiça; mas pela fé (Ef 2:8), e pela eleição Soberana de Deus (Ef 1).

Só estaremos diante de Deus, pela obra de Cristo na Cruz.

Hamiltom Freire

Um comentário:

  1. Excelente texto Hamilton! Deus continue te usando para edificação de sua igreja.

    ResponderExcluir