quinta-feira, 22 de maio de 2014

"DÁ-ME A ESCÓCIA OU MORREREI" JOHN KNOX

"Dá-me a Escócia ou morrerei" John Knox


Talvez mais do que qualquer outra coisa, John Knox é conhecido por sua oração "Dá-me a Escócia, ou morrerei." A Oração de Knox não era uma exigência arrogante, mas o apelo apaixonado de um homem disposto a morrer por causa da pura pregação do evangelho e a salvação de seus compatriotas. A grandeza de Knox estava em sua humilde dependência de nosso Deus Soberano para salvar o Seu povo, reviver uma nação, e reformar a sua igreja. Como é evidente a partir de sua pregação e oração, Knox acredita não no poder de sua pregação, nem no poder da sua oração, mas no poder do Evangelho e no poder de Deus, que soberanamente ordena a pregação e a oração como meio secundário na salvação de Seu povo.
                                          
Embora Knox fosse preso e escravizado, e, embora ele muitas vezes ficasse doente e sob ameaça de perseguição, ele sempre viveu a sua teologia, acreditando que "um homem com Deus é sempre a maioria." Como tal, as orações deste homem chegaram ao trono de Deus, e se tornou um “perigo” para o trono da Escócia. O ministério de pregação e oração de Knox fora tão bem conhecido que  Maria, a Rainha dos Escoceses, tem a fama de ter dito: "Eu temo as orações de John Knox mais do que todo o montado de exércitos da Europa. "

Acima de tudo, Knox era um pastor comprometido e cujo ministério serviu como uma bússola para inúmeros pastores em toda a Escócia. Compromisso inabalável de Knox à pura pregação do evangelho era uma luz brilhante e brilhando em meio à escuridão em uma nação rica em compromisso doutrinal e eclesiástico. Ele revigorou pastores de Deus em todo o país; este, por sua vez, reformou a igreja e, portanto, na providência de Deus, reviveu o país. Mais notavelmente, o que inspirou os pastores, talvez mais do que qualquer outra característica em Knox, era que ele não tinha medo dos homens, porque ele temia a Deus, ele era um homem disposto a ofender os homens, porque ele não estava disposto a ofender a Deus.

John Knox pregou e orou a fim de Deus  resgatar a Escócia, precisamente porque ele estava agarrado na promessa e na oração de Jesus para salvar Seu povo de toda tribo, língua e nação. Não deve ser nenhuma surpresa para nós, então, que quando Knox estava perto da morte, ele pediu à sua esposa para ler para ele a Oração Sacerdotal em voz alta, em João 17, onde o nosso Senhor Jesus orou a noite, antes de ir para a cruz. Knox chamou esta passagem de "a minha primeira âncora." Porque, na verdade, Cristo é o capitão da nossa alma e da oração de Cristo é a âncora e única esperança das nações. Portanto, à luz de tão grande exemplo do poder de Deus trabalhando através de um homem, que cada um de nós ore  com a mesma paixão pela nossa nação e todas as nações, como Knox orou pela a Escócia.

Hamiltom Freire



4 comentários:

  1. Muito pode ´por sua eficácia a oração de um justo!!! As guerras antes de serem ganhas em campo, precisam serem ganhas no reino espiritual!!

    ResponderExcluir
  2. A nossa gente, o nosso povo precisa urgentemente da salvação de Deus. Preciso me colocar na brecha igual a Knox para contribuir com o reino. Preciso mais do nunca me aproximar do Deus vivo e derramar a minha alma perante Ele, suplicando sua misericórdia e graça para me colocar com muita pressa na brecha perante Deus por este povo. Quero muito viver a experiência de uma vida totalmente entregue a Ele.

    ResponderExcluir
  3. Que sigamos o exemplo de Cristo na vida de Jhon Knox

    ResponderExcluir