Antes de mais nada, quero dizer que, todas as vezes que
trato desse assunto, alguns confundem pensando que não creio em arrebatamento,
mas quero dizer que creio sim em arrebatamento, mas não de uma forma secreta,
onde somente os salvos verão, pois a Bíblia é clara em dizer que "...todo
o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se
lamentarão sobre ele. Sim. Amém." (Ap 1:7)
Não vejo nas Escrituras um arrebatamento secreto, onde
somente a igreja verá, e pessoas sumirão repentinamente enquanto os que ficarem
não saberão o que acontecerá.
Um dos textos mais usados por aqueles que creem em
arrebatamento secreto é esse: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade,
nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e
fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos
ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios
15:51-52); pois quando leem a expressão "num momento, num abrir e fechar
de olhos" associam ao arrebatamento repentino, mas esse "piscar de
olhos" está mesmo se referindo a arrebatamento? Basta olhar no próprio
texto e saber que, esse momento súbito se refere à transformação do corpo,
perceba a parte que diz "nem todos dormiremos, mas todos seremos
transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última
trombeta", então Paulo está dizendo que, de maneira repentina, os corpos
dos crentes serão transformados, terão um corpo glorificado, e a expressão
"num abrir e fechar de olhos" refere-se à transformação do corpo e
não a um arrebatamento.
Outro texto usado para sustentar o arrebatamento secreto é
esse: "Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra." (Mt
24:40-41), com isso, alegam que aquele que for levado será o arrebatado. Mas
esperem um pouco, versículos anteriores dizem que os que foram levados foram os
que se perderam, e não os que foram salvos. É só ler o texto: "E, como foi
nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim
como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em
casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que
veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do
homem." (Mt 24:37-39); o texto é claro! diz que os que foram LEVADOS,
foram levados pelo dilúvio, não foram salvos, e porque dizer que aquele que foi
levado entre duas pessoas, é a pessoa salva? Então, como resolver este texto?
Este texto em Mateus não está falando sobre arrebatamento, mas sobre juízo de
Deus. Aquele que for levado à juízo e condenado, são os que nunca nasceram de
novo, não está falando de arrebatamento.
Eu vejo claramente nas Escrituras que o arrebatamento será
algo visível, audível, inconfundível. Veja: "Porque, assim como o
relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda
do Filho do homem." (Mt 24:27); "...todo o olho o verá, até os mesmos
que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim.
Amém." (Ap 1:7); "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e
com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo
ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados
juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim
estaremos sempre com o Senhor." (1 Ts 4:16-17), entre muitos outros
versículos que mostram claramente que o arrebatamento não será secreto, pois há
textos que dizem que até mesmo os ímpios verão o Senhor vindo entre as nuvens.
Concluo dizendo que esta visão dispensacionalista sobre
arrebatamento secreto não é bíblica, e que surgiu somente em 1830, e que nunca
foi sustentada ao longo da história da igreja reformada, dos primeiros da
igreja e teólogos reformados. Não haverá nada secreto, todo olho O verá, e que
aguardemos o retorno do nosso Senhor Jesus Cristo com temor e tremor, vivendo
uma vida santa, ansiando a gloriosa manifestação do Filho de Deus entre as
nuvens, a segunda vinda do Rei dos reis e Senhor dos senhores.
MARANATA!
Em Cristo, Roberto C. Forte.
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